segunda-feira, 6 de julho de 2015

Filme: Beginners

Olá pessoas! Eu assisti recentemente esse filme, que é uma comédia-romântica mas está longe de ser clichê. É sempre bom ser surpreendido por um filme quando você menos espera.
Diretor: Mike Mills
Ano: 2010
Título no Brasil: Toda Forma de Amor
Gênero: Comédia romântica, Drama
Sinopse: Oliver (Ewan McGregor) conhece a irreverente e imprevisível Anna (Melanie Laurent) apenas meses após seu pai Hal (Christopher Plummer) falecer. Esse novo amor inunda Oliver com memórias de seu pai, que - após 44 anos de casamento - saiu do armário aos 75 anos para viver uma vida plena, energizada, tumultuada e maravilhosamente gay. As consequências da honestidade nova de Hal, as vezes engraçada e comovente, trouxe pai e filho mais próximos do que nunca. Oliver agora se esforça para amar Anna com toda a bravura, humor, e esperança que seu pai lhe ensinou.

A princípio pode parecer só mais uma comédia-romântica. Tem cara, tem a garota, e tem um clima entre eles. Mas o filme acaba tratando de questões bem mais profundas que o romance de um cara e uma mulher. Homosexualidade na velhice, tristeza, saudade, amizade entre pai e filho, nostalgia e melancolia são alguns dos temas abordados, todos de forma simples e significativa que te prende à tela.
Eu particularmente, gosto muito da primeira cena em que o rapaz e a garota se encontram, que por motivos de saúde a garota não pode falar, mas mesmo sem ele poder falar você já sente afeição pela personagem. Outra questão bem elaborada do filme é a relação entre pai e filho depois que o pai, já na terceira idade, resolve assumir a homosexualidade, e a dinâmica da vida deles antes da morte do pai.
O filme basicamente se passa em "dois tempos", o pré-morte e o pós-morte do pai de forma não cronológica e não linear. Nesse primeiro tempo é focado a relação pai/filho. E no segundo tempo, ou o "tempo atual" é onde fica a parte romântica.
É um filme bem nostálgico e melancólico, então não esperem grandes emoções, mas esperem um ótimo filme.
Já conhecia esse filme ou pretende assistir? Comente ai. Tchau

4 comentários:

  1. Homossexualidade vem se tornando um tema cada vez mais abordado. Seja por livros, séries, filmes, ou o que seja. Mas por algum motivo, a descoberta da sexualidade na velhice, mesmo que recorrente na vida real, é muito pouco falada, e muuito criticada. Causa ainda mais burburinho, como se os idosos não pudessem amar aqueles que realmente querem amar por conta da idade. E é por isso que eu sempre vou atrás de histórias que abordem isso com naturalidade!

    Obrigada pela indicação, eu fiquei morta de vontade de assistir!
    http://eujovemdemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei apaixonada por esse filme! Não tem como não amar uma comédia romântica que foge dos padrões!

    ResponderExcluir